O universi(o)tário é adestrado a manter uma postura passiva diante das imposições acadêmicas, se percebe inerte diante de situações que deveriam ser atacadas e até mesmo rejeitadas. Tais como: abuso de poder por parte dos professores (em alguns casos, cenas de abuso moral); formatos avaliativos engessados (que muitas vezes avaliam apenas a capacidade de decorar do aluno); a enorme distância entre aluno e professor (a prerrogativa aristocrática encucada na oratória do professor); a avaliação sobre os professores em função da quantidade de pesquisas e projetos realizados; as poucas aquisições de livros da biblioteca, entre outras coisas. No entanto, há apenas uma coisa pela qual o universi(o)tário não abre mão de protestar: a comida.
Isso mesmo. É fato inquestionável que o universi(o)tário protesta ardentemente em prol de comida. Esta na boca de qualquer participante do movimento estudantil, um brado por alimentação. Já virou discurso obrigatório nas pautas das chapas estudantis, manifestações em função da melhora do “bandejão”, da redução dos preços nas cantinas, da qualidade do macarrão servido, da renovação da licitação da cantina, da autorização para venda de alimentos por fontes alternativas, e nada mais. Tudo bem que essas discussões são importantes e válidas, o caso é que reduzir a atuação do movimento estudantil a apenas reivindicações alimentares soa, no mínimo, engraçado.
A partir disso, surgiu a idéia do “Movimento do Cachorro Quente”, desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais.
Adorei!!!!!
ResponderExcluirMas, ainda não entendi o que é o Movimento!!!
Booa!!!!
ResponderExcluirFinalmente alguem falou o que eu queria!
Como vai ser o Movimento?? Que dia? Em qual faculdade?
ResponderExcluiré bem verdade isso, ficamos inertes, sem saber como mudar todo um aparato..
ResponderExcluirComo vai ser o Movimento?? Que dia? Em qual faculdade? (2)
ResponderExcluirGENIAL!
ResponderExcluirGente é a pura verdade, há uns dias atras na FACE teve a assembleia da cantina.hehehe.é importante, mas, não é só isso.massa. curti.
ResponderExcluirassino embaixo!!! conte comigo!vou estar passando sempre por aqui.
ResponderExcluir